terça-feira, 22 de outubro de 2013

Feliz dia do Poeta



Achei este texto andando  pela internet e queria com ele homenagear dois amigos,
dois poetas que tem a sensiblidade a flor da Pele! 

A  minha doce Muchila e Aramis




Ser poeta é ter a capacidade de sintetizar e resumir, como disse Fayga Ostrower: 
“Só os poetas podem condensar a experiência humana, e isso não passa pelo intelectual.” 

Ser poeta é ter a capacidade de aparentar, como Fernando Pessoa: 
“O Poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” 

Ser poeta é ser orgulhoso, segundo François Mauriac: 
“O orgulho dos poetas não passa de defesa; a dúvida atormenta até mesmo os melhores; eles necessitam de nosso testemunho para não se desesperarem.” 

Ser poeta é conseguir observar a natureza, como Voltaire: 
“O esplendor da relva só pode mesmo ser percebida pelo poeta. Os outros pisam nela. Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa.” 

O poeta consegue enxergar o que ninguém vê, é Ulisses Tavares:: 
“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem ******: somos todos arco-íris.” 

Veja a subjetividade de Platão... 
“Todo homem é poeta quando está apaixonado” 

Sinta a excitabilidade de Carlos Drummond de Andrade: 
“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo... “ 

Enfim, a importância de ser poeta é resumida por Edmund Burke: 
“A poesia é a arte de materializar sombras e de dar existência ao nada.” 

Curta, então, uma pequena amostra da sensível Lea Waider: 
“Arranco o amado distante do meu corpo e me liberto da dor da ausência ou deixo que sua luz, tão forte quanto rara, me alimente os sonhos de calor?” 


 E assim ...

 Apresento a voces ..meus poetas preferidos


Sou o meu maior e o mais feroz inimigo...e por este motivo, todos os dias preciso me perdoar...(V.Cruz)


e


 Sob a lâmina de minha espada subjugo a injustiça. Sob o naquim de minha pena retiro a venda dos olhos do povo" (Aramis)



2 comentários:

  1. Ah!!! Minha poetisa não conseguiu postar comentario aqui e deixou ali >>> pra que eu o postasse aqui ...

    Uai que to bestinha...coisa mais linda da Mochi!!!
    Eu podia estar exultante porque teus olhos vertem os meus rabiscos como poesia.
    Eu poderia estar orgulhosa, por ter me feito orbitar entre poetas.
    Mas neste momento,
    Minh'alma orvalha a honra de ser estrela do céu particular do teu coração!
    Amo tumati e a horta inteirinha,
    Bjão da tua sempre Mochi*

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! Minha poetisa não conseguiu postar comentario aqui e deixou ali >>> pra que eu o postasse aqui ...

    Uai que to bestinha...coisa mais linda da Mochi!!!
    Eu podia estar exultante porque teus olhos vertem os meus rabiscos como poesia.
    Eu poderia estar orgulhosa, por ter me feito orbitar entre poetas.
    Mas neste momento,
    Minh'alma orvalha a honra de ser estrela do céu particular do teu coração!
    Amo tumati e a horta inteirinha,
    Bjão da tua sempre Mochi*

    ResponderExcluir

Adoro quando voce comenta...